Bravo!Trader

Para Investidores e Empreendedores

As principais bolsas asiáticas encerraram a sessão com desempenho misto, com os investidores digerindo os dados de atividade na China e também a cúpula virtual realizada entre os presidentes chinês, Xi Jinping, e americano, Joe Biden. Hong Kong registrou forte alta, enquanto Tóquio oscilou no campo positivo e Xangai caiu.

Ao final da sessão regular, o índice Hang Seng avançou 1,27%, enquanto a Bolsa de Xangai teve queda de 0,33%. Ainda na região Ásia-Pacífico, o índice Nikkei 225 fechou com leve alta de 0,11%, enquanto o índice Kospi, na Coreia do Sul, teve leve baixa de 0,08%. Já a Bolsa de Sydney caiu 0,67%.

Leia mais:

No noticiário do dia, a produção industrial e as vendas no varejo da China cresceram acima do esperado em outubro, enquanto os investimentos em ativos fixos perderam força. “Assim, a economia chinesa permanece em ritmo lento e a flexibilização da política econômica tem sido insuficiente, até o momento, para impulsionar a retomada da atividade”, avalia, em relatório, o BCA Research.

Para a consultoria, a condução da política monetária pelo Banco Central Chinês (PBoC) deve favorecer uma abordagem gradual ao estímulo em 2022.

Também chamou a atenção a reunião de cúpula por link de vídeo realizada. Na pauta do encontro, estiveram temas como Taiwan, inflação, segurança energética, entre outros. “A reunião dominará a sessão dos mercados, embora a Casa Branca tenha moderado as expectativas de qualquer progresso significativo” nas relações sino-americanas, disse Anderson Alves, da ActivTrades, em um relatório.